segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Zeitgeist

'>


«Zeitgeist» é um documentário de 2007, realizado por Peter Joseph, sem fins lucrativos. Nele coloca-se em causa uma série de factos relativos ao Cristianismo. Seria Jesus um ser de uma espécie diferente, um ser astrológico? Seria o Cristianismo uma religião pagã directamente proveniente da antiga religião egípcia? O Cristianismo é «a maior história alguma vez contada».
Na segunda parte, é abordado o 11 de Setembro, sugerindo-se que o Governo dos Estado Unidos tinha conhecimento exacto do que ia acontecer e que controlou ao pormenor os acontecimentos daquele dia. De resto, referem-se as ligações entre a família Bush e a família Bin Laden, parceiros comerciais de longa data. «O mundo inteiro é um palco».
Na terceira parte, o tema é o sistema bancário mundial e a forma como foi criada a Reserva Federal Norte-Americana. O documentário descreve uma conspiração em alto grau, cujo objectivo é controlar o ser humano e todas as suas acções através da colocação de um «chip». «Não liguem aos homens por detrás da cortina».
Trata-se de um documentário muito forte que consegue sintetizar as questões fracturantes dos temas que aborda, todavia, tenho que vos alertar para algumas dissonâncias. Apesar considerar o documentário, no geral, proveitoso, ele contem bastantes falhas. Por exemplo, no que diz respeito à religiosidade, ele faz tábua rasa da significação da palavra de Cristo ou daquilo que é a religiosidade; Comete, seja por omissão ou por inverdades, lacunas na questão do 11 de Setembro e na questão do crédito ficasse por uma abordagem um pouco simplista. Seja como for as questões ficam: Teorias da conspiração? Imaginação a mais? Apenas uma forma de pôr as pessoas a pensar? É um documentário que tem despertado muitas paixões. Vale a pena ver.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial